31/01/2022

Compota doce e compota salgada: qual é a diferença?

 

Compota: uma iguaria que nunca sai de moda

Quem não gosta de compota, não é mesmo? Usada para acompanhar diversos pratos, ou servida como sobremesa, este alimento tradicional e gostoso recebe novas roupagens e combinações de sabores surpreendentes, sendo um deleite para o paladar.

Hoje, a Compotas Ibá vai lhe contar uma doce novidade, e ainda lhe deixar por dentro dos incríveis detalhes desta maravilha!

 

Diferença entre geleias e compotas

Antes de qualquer coisa, vamos lhe explicar as diferenças entre estas duas delícias. Apesar de serem frequentemente confundidas, geleias e compotas têm, sim, distinções.

Enquanto geleias são feitas com frutas e frutos cozidos, quase sem sinais de pedaços e sementes, as compotas, geralmente, possuem estas partes em maior evidência. Apesar de terem consistência parecida, as geleias são mais gelatinosas e translúcidas do que as compotas. Ambos os doces recebem adição de açúcar, porém, nas compotas, o condimento serve para auxiliar em sua conservação por períodos mais longos.

 

Compota doce e compota salgada: qual é a diferença?

Pode parecer estranho pensar em uma compota que não seja doce, mas você sabia que, sim, existem variações salgadas desta delícia?

Ao contrário do que muitos pensam, as compotas podem levar sal e ingredientes que casem com este tempero. Ou seja: não é exclusividade das conservas o sabor tipicamente salgado.

Porém, quais são as outras diferenças entre compotas com açúcar ou com sal? Descubra neste artigo da Ibá!

 

Compota: uma delícia exclusiva

Sendo largamente difundida como um doce, a compota possui versões salgadas. Assim como o açúcar, o sal age como um conservante natural do produto, aumentando seu tempo de consumo.

A diferença, então, está no modo de preparo, nos ingredientes utilizados para compor a iguaria e na forma que a compota será apreciada, isto é, com que prato irá harmonizar.

 

Outro ponto a ser considerado é o líquido usado para dar “a liga” das compotas. Geralmente, nas receitas doces, a água é a mais utilizada, mas também é comum ver vinhos ou sucos de fruta. Estes dois últimos podem ser igualmente vistos em compotas salgadas, que ainda podem levar vinagres e azeite na composição.

 

A Compotas Ibá trará uma experiência única aos consumidores

Através de muito estudo para se chegar a receitas exclusivas e um modo de preparo e apresentação únicos, a Ibá será pioneira no Brasil ao introduzir um novo jeito de consumir sabores surpreendentes de compotas doces!