10/12/2021

Harmonizações

Como consumir compota: dicas de harmonizações que você precisa conhecer

 

Nem sempre é fácil pensar em combinações de sabores quando o assunto é doces. Harmonizações clássicas como queijo com goiabada é o que vem à mente, mas, para além desta dupla, os sabores adocicados casam muito bem com outros alimentos e pratos.

 

Um dos tipos mais apreciados de doce é a compota, por sua versatilidade, praticidade e gosto único. Você sabia que a iguaria combina perfeitamente com clássicos da gastronomia, como cheesecake, panacota e carnes?

 

Se você precisa de uma ajudinha para conhecer novos sabores e harmonizações, este conteúdo é um convite para deliciar-se com as compotas certas! E aí, vamos descobrir mais detalhes e desafiar seu paladar com as dicas da Ibá? Siga na leitura para conferir.

 

Compota, um doce atemporal e versátil

Nos últimos tempos muitas pessoas têm se aventurado na cozinha, já que o tempo em casa foi aumentado. Com talento, criatividade e ousadia, verdadeiras criações gastronômicas vêm surgindo.

 

Por este novo comportamento estar tão disseminado, é natural que se queira descobrir novas harmonizações de sabores e fugir do “mais do mesmo”.

 

Ao notar este movimento, algumas marcas vêm apostando em lançamentos e novidades que vão de encontro a este hábito recém-adquirido, aliando ainda qualidades únicas, como praticidade, sustentabilidade e receitas inovadoras, características altamente reverenciadas pelo público consumidor.

 

E, claro, com a tradicional compota não seria diferente. A Ibá, por exemplo, trará um novo jeito de apreciar este doce tão aclamado mundo afora. O lançamento da Ibá será pioneiro e inovador, introduzindo pela primeira vez no Brasil um conceito inédito de produção, receitas e embalagem.

 

A experiência de consumir compotas nunca mais será a mesma, e seu portfólio de sabores será expandido. Quer saber como? Role um pouco mais a página que vamos contar dicas exclusivas de preparações e combinações pensadas por nossa Chef e focadas no seu paladar.

 

Harmonização de receitas: compotas são ideais para compor diversos pratos

Quem não gosta de uma novidade, não é mesmo? Pois a Ibá vai mostrar a seguir seis lançamentos, com detalhes e sugestões de como combinar compotas com alimentos diversos.

 

Vamos ficar com água na boca? Confira nossas dicas de harmonização aliada a compotas:

 

Morango com Baunilha

Neste sabor de compota, a Ibá utiliza morangos orgânicos e frescos combinados com a baunilha, o que torna esta compota única. Ela orna com torradas e queijos frescos, sendo uma ótima opção para o café da manhã. Além disso, este sabor cai perfeitamente quando usado como cobertura de sorvete, bolos, iogurtes e sobremesas.

 

Dica extra da Chef: Panqueca com Compota Ibá de Morango com Baunilha.

 

Abacaxi com Açafrão da Terra e Alecrim

Uma combinação única e inusitada por si só, a compota de Abacaxi com Açafrão da Terra e Alecrim une a fruta símbolo de países tropicais com a cúrcuma, uma espécie de raiz, e ainda o alecrim, para arrematar esta receita surpreendente. A junção do sabor ácido e doce do abacaxi com a delicadeza do açafrão da terra e o perfume do alecrim é ideal para harmonizar com queijos e embutidos, além de carnes assadas como peixe, frango, porco e cordeiro. O sabor também vai muito bem com pratos à base de vegetais e até sobremesas.

 

Dica extra da Chef: Terrine de Foie com Compota Ibá de Abacaxi com Açafrão da Terra e Alecrim.

 

Manga Ubá com Gengibre Mangarataia

A Manga Ubá é uma espécie brasileira de manga cultivada na cidade de Ubá, em Minas Gerais. Doce, saborosa e suculenta, a fruta recebe um plus com a força e o aroma do gengibre, conhecido no norte do Brasil como mangarataia. A especiaria é largamente utilizada na medicina tradicional amazônica, já que possui propriedades metabólicas, relaxantes, anti-inflamatórias, antifúngicas e antioxidantes. Esta compota é ideal para harmonizar com queijos fortes e marcantes, peixes e vai muito bem com doces diversos, como recheio de bolos e macarons, cobertura para sorvetes, iogurtes, crepes, panacota e waffles.

 

Dica extra da Chef: Salmão ao Molho de Compota Ibá de Manga Ubá com Gengibre Mangarataia.

 

Goiaba com Pimenta Jiquitaia Baniwa

Nesta compota, ao sabor característico da goiaba é acrescentado o toque da Pimenta Jiquitaia Baniwa, variedade da especiaria cultivada exclusivamente por mulheres no Rio Içana, no Alto Rio Negro, no noroeste amazônico. Esta compota é de gosto intenso e ligeiramente picante, casando com aperitivos salgados, queijos, carnes e hambúrgueres, sendo ainda um excelente molho para saladas. Sobremesas e chocolates também ficam perfeitos com a adição deste sabor.

 

Dica extra da Chef: Dadinho de Tapioca com Compota Ibá de Goiaba com Pimenta Jiquitaia Baniwa.

 

Laranja Bahia com Cravo e Vinho Merlot

Como o nome já diz, esta variedade de laranja é originária da Bahia. Com um sabor adocicado, nesta compota a fruta é combinada com o gosto forte do cravo e a maciez e a sofisticação do vinho Merlot, resultando em uma receita marcante, mas que agrada paladares facilmente. Esta delícia vai bem como molho de salada e com legumes assados, harmonizando perfeitamente com carnes de porco, frango e peixes. Queijos e embutidos, iogurtes, coalhada e sobremesas também ficam incríveis com este sabor.

 

Dica extra da Chef: Brownie de Chocolate com Compota Ibá de Laranja Bahia com Cravo e Vinho Merlot.

 

Amora com Cumaru

A amora encanta por seu sabor doce e azedo ao mesmo tempo. Mas, além de deliciosa, ela tem benefícios impressionantes para a saúde. Já o cumaru, também conhecido internacionalmente como tonka, é fruto de uma árvore típica da região amazônica, e ganhou fama entre os chefs de cozinha por seu aroma, o que dá o apelido de baunilha brasileira. Essa compota é superversátil, harmonizando com queijos, principalmente os frescos. Ela casa perfeitamente com sorvetes, iogurtes, coalhadas, bolos, panquecas e waffles.

 

Dica extra da Chef: Overnight Oats com Granola e Compota Ibá de Amora com Cumaru.

 

Ibá: a experiência gastronômica que você precisa ter

Agora que você já sabe algumas dicas de combinações que ficam perfeitas com as compotas da Ibá, vamos dar ainda mais motivos para você querer logo experimentar e descobrir estas delícias!

 

Além de sabores únicos e surpreendentes, a Ibá ostenta o selo de Produto 100% Orgânico, um orgulho para a marca que irá trazer um novo jeito de se consumir compotas no Brasil.

 

Sustentabilidade, praticidade, qualidade e apoio às mais altas exigências de paladar definem nossos produtos, e queremos que você tenha esta experiência aí com você, em primeira mão.

 

Para isso, a Compotas Ibá está com o pré-lançamento das nossas delícias no ar, para que você conheça, antes que todo mundo, nossos diferenciais e nossa exclusividade. Para acessar e se cadastrar na lista VIP de pré-lançamento, basta clicar aqui.